terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O cauzo da cobra que inguliu um sacolêro















Nu riaxu adondi pescu
As vêiz eu ficu a oiá
Tantas coiza a decê
Lá para as bandas di lá
E decenu água a baixu
Lá ci vai u meu riaxu
Tantas coiza a carregá.

Certu dia ni suas água
Tava pescanu di anzó
Condu vi u’a coiza grandi
Nágua fazenu caracó
Mininas oia u qui eu vi!
Era a cobra cicurí
Cum u’a dô nu fiofó.

Fiquei pençanu qui será
Quéça cobra ta sintinu
Ci eu falá pras viziança
Vão pençá qui eu tô mintinu
Era u’a cobra amarela
Qui du fiofó saia u’a fivela
Qui ficava lá sacudinu.

Cuma tinha uvidu
Du’a certa cobra falá
Qui cumeu um ômi
Praquelas bandas di lá
I cumeu cum carça i tudu
Intonci eu fiz um istudo
Qui cumeçei nalizá.

Ci o cauzu lá foi verdadi
Éça dévi di cê a mardita
Qui cumeu aqueli ômi
Fazendu deli u’a marmita
I a cobra via siguinu
Riaxu a riba ia subinu
Falanu ninguém querdita.

Cum meu anzolin piquenu
A cobra inté min umilhô
Pareci qui ela inté ria
Di vê aqueli trobofô
Foi condu meu caxorro quiabu
Pulô i grudô nu seu rabu
I cum us denti sigurô.




A cobra dava ribanada
I quiabu ia i vinha
Cum aquelis denti grudadu
Bravo iguá galu di rinha
I pra fazê raiva a ela
Quiabu pizô na fivela
Qui inté freava a bixinha.

A fivela qui a cobra tava
Grudada nu seu fiofó
Condu quiabu pertava
Era u a rabanada só
Nu pizá fazia istalu
Era comu istrivu no cavalu
Qui a freada era u’a só.

Deçeu ladêra abaxu
Oia só as minina!
A ôtra caxorra qui eu tinha
Cum o nomi de cruvina
Venu aquela cobra ali
Pulô na cabeça da sucurí
E apertô bem incima.

Quiabu num disgrudava
Condu u rabu sacudia
E cruvina na cabeça
Praquela cobra latia
Era dentada e mais dentada
E as garras dus pé infiava
Qui aquela cobra gimia.

A cobra venu qui nun ganhava
Aquela luta de horrô
Saiu di dentu du riaxu
Pelus matu rastejô
Cruvina e quiabu as minina!
Virô a cobra pra cima
Desposna ela dismaiô.

Eu ficava di cá puxanu
Só cum u meu anzolin
Cruvina e quiabu os cão
Qui num min deixô sozin
Condu a cobra dismaiô
Tonci a faca funcionô
Inrriba du seu buxin.

Fui retiranu as tripa
Qui metru deu mais di cem
Nu buxu tinha rilógio
E u’a sacola xêia de trem
Cês num vai querditá
Mais u ômi tava lá
Priguntandu pru seu bem.

E mi cuntô a istóra
Qui eli era sacolêru
E qui foi pru Paraguai
Pra vê ci ganhava diêru
Pra us fiscau eli dribá
Pru rio deu di passá
Foi quandu viu u dizispêru!

A muié deu di gritá
Pru seu maridu sumidu
Tonci vei aquela cobra
Qui pur ela foi ingulidu
Pra num morrê dentu dela
Eli pegô das carça a fivela
E pelu fiofó foi socurridu.

Condu a fivela forgava
O fiofó da sucurí
Eli mais qui dipreça
Infiava seu nariz ali
Afim di inton rispirá
Eli deu di intão infiá
Até um dia pudê saí.

Eli ci valeu da astúça
Dus pêxi qui a cobra cumia
Dentu da barriga dela
Eli fazia a pescaria
Viajô por muitos lugá
Inté qui cumeçô iscuitá
Condu aquelis dois cão latia.

Intonci eli saiu da cobra
Pegô a sacola e mais trem
Deu um bêju ni quiabu
E ni cruvina tombém
Us fiscau ficô dribadu
E eli cum mutio coidadu
Xegô na fêra di Itanhém.

Gardeçeu aqueli hômi
Qui cum sua valintia
E us seus amigu caxorro
Qui livrô déça ingrizia
Praqueli hômi deçenti
Eli deu argum prezenti
E foi imbóra cum aligria.

As vêiz us povu inventa
E mutios erru cometi
Dizenu qui a cobra inguliu
Pruquê o hômi era jileti
Mais nun foi nada disso não
Aí está meus irimão
O fatu contadu pur seti.

Se ocêis axá qui é mintira
O cauzu contadu duma vêiz
Eu num póçu fazê nada
Uzei da mia sentatêiz
Num mintu procêis as minina!
Prigunta quiabu i cruvina
Qui elis fala pra vocêis.

Dus ispinhaçu da cobra
Quiabu ispetu fêiz
Cruvina tombèm assô
Para num perdê a vêiz
Cumeu carni u anu intêru
Na róça di Airam Ribêru
Us caxorru perdiguêiz.

Sempi vô nu riaxu
Pra vê outra cobra aparicê
E se ela vim já sabi
U qui ela vai acunticê
Cum us latidu di cruvina
E quiabu danu incima
Se ela vim vai morrê.

Condu contu êçi cauzu
Us povu dana di surrí
Diz qui é cauzu di pescadô
Qui nun querdita nu quêu ví
Tarvez ci us caxorru falaçi
Ancim tarvez querditaçi
Na morte da cobra sucurí.

Airam Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário