segunda-feira, 1 de março de 2010

A caxumba de Bastião






De Airam Ribeiro













Onti eu vi Bastião di tarde
E notei neli um trem istrain! ...
Quano ôiei mais pa báxo
Vi suas coisa dêçe tamãin
-Priguntei, qui foi Bastião?
-Nun sei, notei lá no bâin.!

-Eu senti um trem deceno
Só foi pará mais in báxo
Senti uma dô mutio forti
Bem no mei dus meu cáxo
Dei um gritu meu Deuzu!!!!!
Me ajude num sei o qui façu?!!!!

A capanga ingrandeceu
Us zovo ficô bem grandão
Qui pensei cumigu memo!
E agora seu Bastião!!
Cuma esse zôvo desceu
O qui será de mim intão?

Custumado com tudo certo
E cunforme us cumbinadu
Incará eçe pobrema novo
Nun tava nada faladu
Tô veno agora é a porca
Pro meu ladu trocêno o rabu.

Quano eu era piqueno
Via falá qui os zôvo rindia
Mai nunca isperava quiçu
Ia aparecê ni mia famia
Inda mai logu cum ieu
Um maxu véi da Baia?

Eu tava inté normá
Iante de a lêinha lascá
Quano acunticeu iço
Curri logu no ospitá
Memo mei invregonhadu
Mai foi o jeitu eu i lá.

Quano fui vesti as carça
Us zôvos num quis intrá
Na braguia nun cabia
Eu num pudia impurrá
As coisa duia dimais
De tanto a véia isfregá.

Notei a véia priucupada
Eu falei vamo carmá!!
Eçe trem cun us rimédio
Deve de logo miorá
Vô subi na carroça
Mai ancê vai digavá.

A véia me deu uma tuáia
E mias perna inrrolei
Paçei um pano maió
Naquele zóvos vrêmei
Cun us trote dus cavalo
Num sei cuma agüentei.

Us zôvu ia lá in riba
Conde passava us buracu
Valei mia Noça Sióra!
Ai meu Deusu o qui eu façu?
Que condo us zôvo discia
Pareci qui viã us pedaçu.

U pió qui o meu pinto
Iscundeu dento do zôvo
Qui ninguém inxergava
I eu cun vregonha du povu
Na ora qui eu fui mijá
Outra cunfusão de novu!

O pintu nun apareceu
Para eu podê mijá
Eu senti u’a quentura
Du miju sainu prôto lugá
Iscurregava pela bunda
I saia du ladu de lá.

Xeguemo no ospitá
O meudicu inzaminô
Quano mandô eu virá
É qui as coisa piorô
Eu de barriga pra baixu
Os zôvo quase amaçô.

Apapô aquelis zôvo
Mi diçe infilismente
-Içu é caxumba moço!
-Dotô, diço eu tô ciente
Nun é nuvidade prece
Seu matutu criente.

Eu quero é qui u sinhô
Bota a duença pra riba
Caxumba é nas ôreias
Num é imbaxo da tiba
Mi dá logo as injeção
Caba logu cun a intriga.

-Ancê istava de caxumba
E peso ancê foi pegá
Pruque foi pegá pezu?
Agora guenti o azá!
Carma dotô que qué içu?
Num priciza si zangá!

Não tem rimédio priçu:
Falô o dotô intão
Péga casa de João de Barro
E faiz o barru cum a mão
Espremi um limão galêgo
Qui tem mutio na rigião.

Mas eçe Juão de Barro
Num é aqueli passarin
Eçe qui eu falu é um inceti
Qui é bem piquitintin
A sua casa é compridinha
Si ocê oiá bem dereitin.

Páça atrais das ôreias
Ondi axá qui ta duenu
Despois in riba dus ôvo
Pra us zôvo ir mulecenu
É todo dia meu rapaiz
Anté i disaparecenu.

E pras dô i simbora
Te falo u’a coisa viu!
Toma eçes cumprimido
Tem o nomi de duril
I quem toima eçe duril
Já sabi qui a dô sumiu.

Incontu iço seu môço
As coisa num pódi fazê
Mai ó meno cincu mêis
Ante de disaparecê
Si nun sigui us cunsêi
A caxumba torna deçê.

Quê qui ta falano dotô!
Nun póçu fazê as coisa intão?
I si eu fizé digavarin
Dipendeno da ocazião?
-Não pódi di jeitu nium
Dêxa de tanta falação.

E passáru cincu méis...
Cuma demorô de xegá!
Fartanu um dia a véia
Nun quis nem isperá
- Ah meu véi, pur causa dum dia
Deuzu num vai ti castigá!

www.usinadeletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário